Conteúdo por download para o seu videogame – Novidade desta geração?

Saudações!

Todos sabemos que a atual geração de videogames usa e abusa da Internet para disponibilizar conteúdo extra. Também jogos inteiros podem ser baixados diretamente para os videogames como acontece com o Wiiware da Nintendo.

tele1

O que poucos sabem é que a idéia original é antiga. Mais precisamente, vem da era Atari.

Não se sabe ao certo se existia algo semelhante fora do território brasileiro, mas o fato é que na década de 80, uma empresa chamada EMBRACOM já possuía um sistema de download de jogos para o Atari 2600. O sistema era composto basicamente por um “cartucho regravável”, um modem e uma linha telefônica.

O MeuJoystick realizou uma breve entrevista com o colecionador de videogames conhecido como ROLORANDO, que possui um TELEGAME completo, com manuais, caixas e tudo mais. Pessoa extremamente prestativa e simpática, ficamos conversando sobre alguns records de jogos como Frostbite, Pitfall, etc.

Seguem as perguntas:

Quanto custava um TELEGAME na época em que foi lançado?

NÃO ME LEMBRO AO CERTO, MAS ERA MUITO CARO O APARELHO E TINHA A MENSALIDADE AINDA, AGORA VALORES FICA DIFÍCIL SABER, SÓ OS FILHINHOS DE PAPAI TINHAM, ERA TUDO MUITO CARO NA ÉPOCA, PELO MENOS PARA NÓS PEQUENOS

Quais itens compunham o produto?

– UM MODEM ASSÍNCRONO DE DADOS QUE OPERA COMO UM INTERFACE ENTRE CENTRAL TELEGAME E O SEU VIDEOGAME ATARI OU SEU MICROCOMPUTADOR. ELE ESTÁ EM TENSÃO DE 110VOLTS, CORRENTE ALTERNADA A 60HZ
– UM CARTUCHO ARMAZENADOR DE DADOS ( MEMÓRIA) QUE OPERA NOS VIDEOGAMES, SUBSTITUINDO OS CARTUCHOS INDIVIDUAIS DE JOGOS
– UMA COLETÂNEA DE INSTRUÇÕES QUE SÃO UM ARQUIVO DE FICHAS COM INSTRUÇÕES GERAIS DE OPERAÇÃO DO TELEGAME E INSTRUÇÕES PARTICULARES PARA CADA JOGO OU SERVIÇO DISPONÍVEL NA CENTRAL
– MANUAL DE INSTRUÇÕES
– FOLHETO COMO INSTALAR SEU TELEGAME
– BOLSA PARA TRANSPORTE

A título de comparação, quanto custava um cartucho original da Polyvox na mesma época?

NÃO LEMBRO VALORES, MAS PARA QUEM JOGAVA MUITO DEVIA VALER A PENA, ERA SÓ LIGAR E PEDIR O JOGO ESCOLHIDO E PAGAVA APENAS A MENSALIDADE

Como funcionava o serviço de download? Era tudo automático?

DEPOIS DE TUDO LIGADO CONFORME MANUAL, ERA SÓ LIGAR NA CENTRAL TELEGAME ( SAO PAULO (011) 8520288 OU RIO DE JANEIRO (021) 2853133 ) E FALAR COM UMA DAS ATENDENTES, APENAS PASSANDO SEU CÓDIGO DE CLIENTE E O CÓDIGO DO JOGO QUE VOCÊ QUER JOGAR, MUDAR A CHAVINHA DO MODEM PARA POSIÇÃO REC E COLOCAR O TELEFONE NO GANCHO, DEPOIS APARECIA UMA MENSAGEM DE DOWLOAD CONCLUIDO, DAÍ ERA SÓ MUDAR A CHAVINHA DO MODEM PARA TEL E SUA LINHA FICAVA DESOCUPADA E SEU JOGO ARMAZENADO NO CARTUCHO TELEGAME. QUANDO QUERIA JOGAR OUTRO JOGO, ERA SÓ DESLIGAR O ATARI E A MEMÓRIA SE APAGAVA AUTOMATICAMENTE DO CARTUCHO, FICANDO LIVRE PARA OUTRA GRAVAÇÃO.

Quantos jogos estavam disponíveis para download? Quais os que mais se destacavam?

500 JOGOS DISPONÍVEIS

O dono de um TELEGAME podia baixar quantos jogos?

QUANTOS JOGOS QUISER, UM POR VEZ A CADA LIGAÇÃO Á CENTRAL, AO CUSTO DE 1 PULSO DE TELEFONE NAQUELA ÉPOCA E LEVAVA UMA MÉDIA DE 2 MINUTOS TODO O PROCESSO. O ENGRAÇADO É QUE VOCÊ NÃO PODIA CONVERSAR COM AS ATENDENTES, ELAS NÃO RESPONDIAM , PARA RECLAMAÇÕES ERA OUTRO NÚMERO DE TELEFONE

Onde os jogos ficavam armazenados se o Atari 2600 não possuia nenhum dispositivo de armazenamento?

FICAVA ARMAZENADO NO CARTUCHO TELEGAME 8.000 QUE ERA LIGADO AO MODEM

Existia algum plano de assinatura mensal ou cobravam por jogo baixado?

COBRAVAM UM PLANO DE ASSINATURA MENSAL

O TELEGAME é um item “obscuro” mesmo para pessoas que possuíam Atari na época. Como era feita a divulgação deste aparelho?

PROPAGANDAS EM REVISTAS DE GAMES E PROGRAMAS DE TV COMO O DO SÉRGIO MALLANDRO, HAAAA

Hoje os serviços de download da Microsoft, da Nintendo e da Sony são sucessos. Pode-se afirmar que o TELEGAME está para o download de jogos para videogames como o 14-bis está para os aviões? Quer dizer, seria o cenceito inicial de baixar jogos direto para o videogame uma idéia brasileira ou já existia algo neste sentido fora do país?

DESCONHEÇO OUTRO SERVIÇO DESSE PORTE NAQUELA ÉPOCA, ACHO QUE É SIM O PIONEIRO E ÚNICO NO BRASIL E NO MUNDO

A cópia não autorizada pode estar relacionada com o surgimento deste equipamento?

NÃO NECESSARIAMENTE, POIS HAVIAM MUITOS OUTROS APARELHOS AQUI E LÁ FORA QUE FAZIAM CÓPIAS EM FITA K7 DE JOGOS DE ATARI, MAS PELO MEU CONHECIMENTO DE GAMES ANTIGOS, TENHO QUASE QUE CERTEZA QUE O COMEÇO DA PIRATARIA FOI SIM COM JOGOS ATARI, POIS HAVIA MUITOS CLONES AQUI NO BRASIL E NO MUNDO NÃO AUTORIZADOS TANTO DE JOGOS QUANTO DE CONSOLES

O MeuJoystick! agradece mais uma vez ao amigo ROLORANDO pelo tempo e paciência em responder as perguntas. Caso precise divulgar algo relacionado ao mundo dos videogames, pode contar com este blog!

tele2

tele3

tele4

tele5

tele6

Mais curiosiadades!

Vocês podem conferir fotos e detalhes de itens para Atari 2600 fabricados no Brasil pelo site AtariAge. O link direto para o forum é este aqui.

O usuário RomHunter deste forum mantém um site chamado AtariMania onde são catalogados inúmeros jogos, panfletos, roms, manuais e tudo mais relacionado a Atari 2600. Através do tópico criado pelo colecionador brasileiro Sr. Ferraz, muitos jogos raros puderam ser catalogados . Vale a pena conferir a dedicação e a qualidade nos detalhes que o AtariMania oferece. Todos que colaboraram estão de parabéns!

Anúncios

7 comentários sobre “Conteúdo por download para o seu videogame – Novidade desta geração?

  1. Haha, espetacular! Se alguém traduzisse isso aí, com certeza o Meujoystick! iria aparecer num Kotaku ou Joystiq da vida! E de fato, é um capítulo interessantíssimo (e obscuro, eu diria) da história dos videogames…

  2. Incrível! Muito legal saber disso, nunca tinha ouvido falar. Nos EUA existiu uma rede parecida chamada GameLine que consistia em uma rede eletrônica de games do Atari 2600 que permitia que jogos fossem baixados por meio de uma ligação telefônica e de um modem (muito parecido com o Telegame). No entanto, a variedade de jogos era bem menor.

    1. Quando eu era garoto, ouvia meu tio que até então era estudante de engenharia elétrica, falando que havia uma maneira de copiar os jogos de atari para uma fita k7. Eu nao conseguia imaginar como, mas hoje sei que era um dump da eprom q no fim geravam uma especie de binario em audio igual as fitas k7 de msx.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s