Outro Mapa da Mina – Super Mario World

Esses dias andei relendo os artigos que falavam sobre o Mapa da Mina do jogo Pitfall e o tributo ao jogo ET para Atari 2600 que escrevi tempos atrás. Me veio uma vontade de procurar algo parecido para um jogo que considero excelente até os dias de hoje… Super Mario World!

Uma mapa que mostrasse o acesso a todas as fases do jogo… mas que não fosse um “walkthrough” (passo-a-passo) para não perder a graça!

Mas porque Super Mario World?

Semana passada eu estava na locadora de um grande amigo meu (locadora que inclusive ajudei a criar quando tínhamos nossos 15 anos mais ou menos) quando entrou um rapaz procurando um Super Nintendo para comprar. Fiquei intrigado e comecei a prestar atenção na conversa entre ele e o meu amigo.

Consegui pescar no meio do papo que ele queria evitar que seu filho tivesse acesso aos jogos violentos de PlayStation e ficasse longe do comércio de DVDs piratas. Aí acabei entrando na conversa e levantamos questões a respeito do preço dos jogos no Brasil, pirataria, violência, etc. Foi muito legal ver a preocupação do cara com o tipo de diversão que seu filho vai ter acesso.

O rapaz saiu com um Super Nintendo + Mario World na sacola e um sorriso no rosto. Fiquei pensando sobre o sacrifício que deve ter feito para conseguir comprar este SNES usado para seu filho e se ele têve a oportunidade de ter um videogame desses tão desejado na sua época…

Como todo bom gamer das antigas sabe, Super Mario World tem 96 fases ao todo. O mapa abaixo mostra os locais onde se encontram todas as fases que possuem “duas saídas”  que devem ser exploradas para se conseguir atingir o 100% do game.

Ao pai cuidadoso anônimo, aproveite este mapa junto do seu filho. Pode estar certo de que ele vai apreciar muito mais este momento junto de você do que contando “vítimas” no fundo de uma Lan House qualquer! Um videogame deve antes de tudo servir para aproximar a família. Assim como era antigamente…

O MeuJoystick recomenda ainda os seguintes jogos para 02 jogadores:

– Super Mario Kart

– Goof Troop

– Teenage Mutant Ninja Turtles IV

– Zombies Ate My Neighbors

– Contra III: The Alien Wars

supermarioworldmapqc9

Link para o mapa em alta definição!

http://www.gamefaqs.com/snes/519824-super-mario-world/faqs/27882

Conheça também:

A história da memória dos computadores!

Baixando jogos usando um Atari 2600!

Arte digital 8 bits!

Mapa da Mina de Pitfall!

 

93 comentários sobre “Outro Mapa da Mina – Super Mario World

  1. Grande Jr!
    Blog maneiro! Brincando já fiquei uns 15 minuto lendo as matérias! hehehehehe.
    Assim me dá ainda mais vontade de comprar meu Wii!!! hehehhe

    Grande abraço!!
    Alexandre (Dino_Boy).

  2. Fala Alexandre!
    Infelizmente não tenho como postar diariamente mas mesmo assim tenho uma média razoavelmente boa de acessos diários.
    Como você pôde verificar, prefiro postar meus próprios textos do que simplesmente replicar matérias (mas faço isso também as vezes).
    Se você quiser colaborar, pode me enviar um email com o artigo que eu publico aqui e cito o autor!
    Email: meujoystick@gmail.com

    Abraço!

  3. Com certeza vc não fez tudo, senão liberava 96 fases e não 90 (%?). Toda fase que no mapa aparece em vermelho tem 2 caminhos, sugiro entrar nessas fases novamente e passar pelos dois caminhos (em todas as fases com ponto vermelho no mapa). Na duvida, reveja o mapa pra ter certeza que abriu todas as fases amarelas.

  4. Cara, visualmente tenho todas as fazes abertas no meu SMW, porém ainda marcam 95, não consigo entender como fazem todas… (ou não estou prestando bem atenção no mapa…) Pode ter alguma coisa a ver com passar as fases da estrela de duas formas? (chave e fita?)
    Agradeço…

  5. conforme o mapa que imprimi na internet, ja passei todas as fases do super mario word. Menos a F4 valley frontesas, mas no meu pc so aparecem 91 fases. Algeum sabe me dizer por que.

  6. Prezado,

    Como passo a fase TOP SECRET AREA para abrir caminho para a outra fase que está oculta logo acima.
    No youtube tem uns vídeos mostrando a fase, porém não mostra como chegar até lá.
    Grato!
    Parabéns!

    1. Em Donut Ghost House há dois caminhos no começo da fase (sevocê tem o smw traduzido) bata no bloco e irá aparecer ”encontre saídas hehehe vai se perder”
      sem medo que os boos encostem em vc use a capa do mario para voar voe encostado na parede do começo da fase e lá em cima tem uma parte aberta passe por lá e vá andando no topo pra direita vc irá cair( não se preocupe) irá cair perante há alguns blocos com vidas, e a porta secreta pronto! Passe dela e chegue na top secret area! 🙂

    1. aposto uma bala malukinha que deve ter alguma fase dessas que tem duas linhas de chegada que vc deixou de lado… o lance é ir uma por uma passado pelas duas saídas da fase. boa sorte!

  7. CARA TINHA UMA AI QUE EU NAUM TAVA LEMBRANDO MAIS…
    MAS AGORA 100% COMPLETO MUITO MASSA!!! DAS ANTIGAS RSRSR
    QUANDO COMPLETAR TUDO APARECERÁ UMA ESTRALA ANTES DA PORCENTAGEM *96 É TUDO!

    1. É só vc correr um tempo (ate o Mario abrir os braços) ai então vc aperta e segura o botão de pulo B. O Mario vai subir até o topo da tela e vai cair. Não solte o botão de pulo e pressione pra trás que ele sobe um pouco… quando ele cair novamente vc pressiona pra trás de novo.. e assim vai…

  8. Gente o Mario World são 96 fases.Todas as fases com bolinha vermelha e casas fantasmas tem duas saídas… exceto a casa fantasma do segundo mundo que está marcada aqui no site como: G3. E a do penúltimo mundo que está marcada aqui como: G5… essas duas casas so tem uma saída. As fases com bolinha amarela exitem apenas uma saída nelas.As fases da estrela tem duas sáidas todas. As fases ESPECIAIS todas elas têm apenas uma saída.Quem disser que o Mario World tem mais de 96 fases está mentindo, pois quando zera o jogo aparece uma estrela ao lado do número 96. So existem essas 96 fases… até que me provem o contrário.

  9. dynny vc esta completamente certo, não preciso dizer mais nada… Até que me provem que existe mais fases eu tb já conclui as 96 e é só isso, inclusive no Wikipédia mesmo fala em 96 fases somente, Ponto Final!!

  10. Conquistar todas as fases de Super Mario World é um feito difícil. Primeiramente, as coisas dificultam por causa das fases secretas, níveis complexos e saídas estranhas.
    Com 100% de certeza, relato que o jogo original, sem mods adicionais, possui 96 níveis ao todo. Isso sem contar os níveis finais, Front Door e Back Door, que levam ao fim da aventura, porque esses níveis situam-se no Castelo de Bowser.
    Para conseguir 100%, certifique-se de que todos os níveis foram batidos das duas formas possíveis, normalmente e secretamente. Os níveis amarelos são batidos normalmente, porém os níveis vermelhos e algumas das Casas Fantasmas são passadas dos dois modos.
    Após ter certeza de que conseguiu tudo, termine um nível que dê para salvar o jogo (Casas Fantasmas ou Castelos) e certifique-se de ter completado os níveis da Star World dois dois modos, e batido o Special World. Assim, não tem como errar.

  11. olhando pelo mapa eu fiz tudo.. mas, de alguma forma, continua aparecendo 93.. a cor ficou diferente, os koopas mudaram, tudo perfeito conforme o mapa.. as fases vermelhas também, estão todas perfeitamente abertas das duas formas…
    vou considerar zerado! ;D

  12. olá meu caro…
    descobri seu blog hj cara.. parabens pelo conteudo…
    sou um viciado em super nintendo…
    gostaria de saber se vc nao tem esse mapa em uma qualidade um pouco melhor para postar….. estou afim de fazer um poster dele..
    e tipo, ainda estou com 93 fases abertas…
    eu ouvi dizer que se abrir as 96 fases nos GAMES A,B,C (na estrada do jogo quando escolhe) muda alguma coisa no jogo… é verdade ou rola mais uma lenda daquelas dos jogos da nintendo..
    abraçao

  13. CARA, NÃO TEM JEITO !!! JA ABRI TUDO!!! TUDO!!! TUDO!!! E MESMO ASSIM CONTINUA COM 93 FASES. ESTÁ 100% DE ACORDO COM O SEU MAPA. ABRI TODAS AS FASES VERMELHAS EM TODOS OS SENTIDOS, O MUNDO JA MUDOU DE COR E A APARENCIA DOS CARAS TAMBEM MUDARAM. — UMA PERGUNTINHA, O QUE VOCE QUIS DIZER COM ( TRES FASES LÁ FORA ??? ).

  14. COMPLETEI OS 100% ( *96 ) !!! PRA GALERA QUE ESTÁ COM 93%, VÃO PARA “STAR ROAD” E FAÇA AS CINCO FASES (SEM) SER PELA CHAVE. FAÇA AS CINCO FASES DE FORMA (NORMAL). DEPOIS DE FAZER AS CINCO FASES DE FORMA NORMAL, PROCURE FAZER DE NOVO UMA MISSÃO, QUE PEÇA PRA SALVAR DEPOIS DE TERMINA-LA. (EX:)= A CHAVE DE VALLEY GHOST HOUSE, QUE FICA NA REGIÃO DE VALLEY BOUSER ( ULTIMO CHEFE ). —– PARA PEGAR A CHAVE, PULE EM CIMA DO ( P ), E CORRA PARA A DIREITA PARA PEGAR UM CORREDOR CHEIO DE PORTAS E MOEDAS. CORRA RAPIDO E ENTRE NA ULTIMA PORTA ANTES QUE O TEMPO DO ( P ) ACABE. DEPOIS DE SALVAR, REINICIE E VERA *96. — OLHA AE O LINK: — http://www.youtube.com/watch?v=FWk5bUMoHgU

    1. Parabéns cara!
      Acho o maior barato essa galera nova lutando para conquistar as 96 fases! Na minha época mal tínhamos revistas, Internet então pra trocar experiências nem pensar! kkkkkkkkk
      Ainda pretendo terminar o Super Mario World 2 Yoshi’s Island, jogão que não pude me dedicar na época…

  15. No chocolate Island 2 (fase 29) ele dá uma volta na fase mesmo e volta para o mesmo lugar. Como q faz pra dar uma fase nele mesmo? eu já achei as duas bifurcações dele, só falta essa. Me ajuda?
    De preferencia me envie uma resposta agora.
    Obrigada.

    1. no jogo tem duas saidas p passar e p fechar na fase f4 vc tem q ir por cima da tela no final do jogo e assim vc encontra ra a chave q fecha ra e abri ra outra fase

  16. gente esse jogo do mario é facil d+ so a fase da escuridao q e a pior de todas mas consegui passar de primeira povo e olha q sou uma quiança

  17. O meu ha 95 fases antes de matar o bowser. Apos matar o bowser conta como 96? Não consigo salvar apos mata-lo, passa todos os creditos e termina com um FIM.. não sei se cheguei aos 96 assim, ou se são 96 antes de matar o bowser.

    1. se aparece 95 na tela inicial então ainda falta uma.
      tem que aparece 96. refaça todas as fazes vermelhas passando elas pelos dois caminhos.
      se você sem querer pegar o mesmo caminho na hora de tentar e quiser sair da fase no meio do jogo, pressione start + select no jogo que vc volta pro mapa.

  18. Galera… eu também tava nessa dúvida em relação às 93 fases. O único problema era que eu tinha passado algumas fases do mundo da estrela só pela chave… Mesmo que não liberem caminho pra lugar nenhum elas devem ser passada também pelo método normal…

  19. eu abri todas as fases, todas as casas, de todas as duas formas onde precisava, zerei a estrela, mais nao sai de 95%, ja olhei esse mapa tantas vezes que decorei e posso desenhar com palavras, mas cade o resto? nao consigo terminar o 5% que faltam

Deixe um comentário

