TRON

Se este nome não lhe diz nada, esta é uma boa razão para continuar a ler este texto.

Quando Tron  surgiu nos cinemas, lá pelo ano de 1982,  ainda não existia esta “cultura gamer” que hoje conhecemos.  Naquela época, poucos eram os consoles caseiros e gastávamos fichas e mais fichas nos fliperamas, sempre torcendo para dar tempo da partida terminar antes que um cara mais velho nos tirasse das máquinas.

tron

No mesmo ano do filme, a Midway (que quase faliu estes dias) lançou o Tron Arcade contendo 04 mini-games baseados nas cenas do filme. Como não podia deixar de ser, assim como o filme, alguns amavam e outros não. Eu mesmo só fui jogar anos depois e nem era mais no gabinete oficial, que era mais interessante do que o próprio jogo. Adorava jogar com as Light Cycles!!!

Os fliperamas dos anos 80 possuíam uma atmosfera que jamais será reproduzida nos dias atuais. Só quem viveu aquela época é que sabe do que estou falando. As máquinas tinham um som metalizado, os gabinetes eram lindos e reluzentes, as máquinas engoliam ficha, tinha máquina que dava 02 créditos com uma pancada na hora de colocar… opa, olha eu voltando no tempo! Falávamos de TRON!

Neste vídeo você confere os gabinetes oficiais do jogo TRON e a versão renderizada por Peter Hirschberg que conseguiu captar com maestria aquela atmosfera dos anos 80. Um belíssimo passeio!

Outros filmes sobre videogame foram surgindo e muito ainda surgirão, mas com o charme de TRON acho improvável. O mais legal é que hoje quem conhece um pouco sobre arquitetura de hardware e programação, consegue rever o filme com uma visão que não tínhamos naquele tempo. Eu mesmo redescobri TRON.

Segue uma pequena cena do filme.  Quando você for jogar Snake no seu celular, lembre-se que ele veio da corrida de Light Cycles! 🙂


Existe um jogo chamado GLTron para Linux, Mac e Windows que reproduz as corridas de Light Cycles. Coisa de louco como um simples “Snake” fica divertido desta maneira!

Download para LinuxDownload para Windows

gltron-059-0

7-custom

4-metaltron

Anúncios

2 comentários sobre “TRON

  1. Quanto ao “light cycles” e jogos de cobra, na verdade foi ao contrário. Antes dos videogames já era popular um jogo com lápis e papel quadriculado no qual cada jogar tentava fechar os outros. Com os micros caseiros, isto foi adaptado como uma cobra que crescia junto com o placar. Vi pela primeira vez num Apple II.

    Para o filme este jogo foi adaptado para motos e paredes e combinava características dos jogos de papel e de computador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s