É o que eu sempre digo: Atari é ARTE!

Muito mais que um video-game!

Programar para o Atari 2600 é dificílimo. O console não tem nada pronto, tudo precisa ser criado do zero. Os cartuchos possuem poucos Kb de memória e são programados em Assembly (tempo presente, pois alguns ainda se dedicam à arte obscura do 2600).

Cada código é uma verdadeira obra de arte, tanto pela complexidade quanto pela beleza do jogo em si. Mas o que poucos sabem é que um cara chamado Ben Fry resolveu mostrar a arte de programar para Atari de uma maneira exclusiva.

O autor do projeto modificou um programa chamado Distella Disassembrer de forma que o resultado fosse o código em assembly onde as estruturas “if” se ligassem através de curvas com suas estruturas de desvio. Ou seja, onde vc vê uma curva no desenho, na verdade entenda que é um desvio dentro do programa. “Se acontecer X, vá para Y”.

A parte gráfica do programa era desenhada por 0 e 1. O bloco sólido é representado pelo 1 e 0 representa um ponto. Muitos desenhos aparecem de cabeça para baixo por causa das técnicas de programação da época.

Me pergunto se alguém vai lembrar com tanto entusiasmo e saudosismo do ano 2000 como nos lembramos da década de 80… Uma hora escrevo sobre isto também.


Play-Asia.com - Buy Video Games for Consoles and PC - From Japan, Korea and other Regions!

4 comentários sobre “É o que eu sempre digo: Atari é ARTE!

  1. Cara… o mais casca da programação do Atari é que o processador faz, praticamente, tudo.
    Vc tem que gerar a imagem para a TV na mão e atualizá-la 60 vezes por segundo.
    Com isso, todo a inteligência do jogo, leitura dos controles e tal fica para o tempo que a TV faz o retraço (seria o tempo que a TV gasta quando o canhão chega no final do vídeo — ultima linha à direita — e tem que voltar para o início — primeira linha à esquerda).
    Bicho. É uma arte! Em uma época no passado eu comecei a adaptar um emulador de atari para um Palm, e tinha que ler os códigos dos jogos. Coisa linda de se ver. Os programadores eram realmente feras !!!!

  2. Caraca Cfreitas! Não sabia que vc curtia Atari também!
    Visite o site http://www.atariage.com entã que você vai se amarrar! Tem coisa nova sendo lançada para o Atari até hoje. Mais para frente pretendo mostrar o Atari sendo usado como “instrumento musical”, show de bola!

    Abraço velinho!
    Ah, v chegou a sair de moto hoje? Teve um passeio das “Holydays” vc viu?! rsrsrsrs

  3. Vou dar uma olhada no site, valeu !
    Pois é. Foi o Atari que me fez gostar de video-games. Boa época.
    Hoje jogo muito PS2 mas confesso que tenho muita saudade do Atari. Tanto que sempre brinco um pouco com emuladores no PC.
    Para mim, são clássicos e sempre brinco: Missle Command, H.E.R.O., River Raid, Enduro, Megamania, Space Invaders, Deffender, entre outros.
    Aliás, tenho um console Atari 2600 até hoje.. Mas acho que não o ligo há mais de 10 anos 🙂

    Cara, ainda não tô andando de moto.. Não me recuperei do tombo na escada Acho que até o fim desta semana estarei zerado.
    Abração

Deixe um comentário

