Colecionando Videogames: os primeiros passos

Quer dizer então que você está decidido a colecionar videogames?!

Antes de tudo tenha em mente que colecionar exige paciência. Nem sempre você encontra um item exatamente nas condições que procura. Pode aparecer um jogo raríssimo faltando os manuais, ou podem aparecer os manuais faltando justamente o jogo.

Comprar tudo de uma só vez pode tornar a brincadeira muito cara. É muito importante ter conhecimento se um item é realmente raro ou não, pois o que pode num primeiro momento parecer escasso pode ser mais fácil de encontrar do que você imagina, bastando fazer parte de algumas comunidades para se obter o conhecimento.

Uma busca no Mercado Livre pode resultar muitas surpresas agradáveis, pois invariavelmente aparecem uns vendedores desavisados querendo se livrar daquela “tralha” por algum trocado. Mas nem sempre é assim. Vários colecionadores optam por colocar em leilão alguns de seus itens mais raros repetidos, o que pode elevar o valor da compra.

O Ebay por sua vez, pode resultar em itens que além de raros podem estar em excelente estado de conservação. No entanto é importante lembrar que nem todos os vendedores enviam para o Brasil e normalmente requerem PayPal que na minha opinião é a forma mais segura de comprar pela Internet.

Para ter conhecimento sobre a raridade de algum item, sua relevância e obter bastante informação sobre seu sistema preferido, o Meujoystick! separou alguns links de comunidades pela internet onde é possível iniciar o garimpo! Caso você resolva fazer parte de alguma destas comunidades criando um usuário em algum fórum ou participando de alguma lista, seja cortez e sempre (EU DISSE SEMPRE) respeite as regras estipuladas. Garanto que além de uma bela coleção de videogames você terá uma bela coleção de amigos!

Uma última recomendação. Cuidado para não ficar viciado na sua coleção. Pode parecer estranho, mas é bom ficar atento ao número de vezes que acessamos os leilões. Pode virar caso de dependência e sua vida social vai para o buraco! Se achar que está passando dos limites, vá dar uma volta de moto (à pé ou de bicicleta também resolve) 🙂

www.atariage.com

www.atarimania.com

http://forum.ataribrazil.com

http://www.atari.com.br

http://www.nesarchive.net/v3/

Grupos no Yahoo

CANAL-3: Voltado principalmente a consoles e computadores clássicos. Desde o Atari 2600, Vectrex e nada mais novo do que um NES.

VideogameBR: Videogames de maneira geral.

ClubeSegamania: Como o nome sugere… SEGA!

Segue o link de um dos maiores colecionadores de Atari 2600 do Brasil.

http://tombrazil.magicwebdesign.com.br/

Anúncios

9 comentários sobre “Colecionando Videogames: os primeiros passos

  1. olá!

    iniciei minha coleção em 2001. hoje tenho uma lista considerável de ítens (veja no site).
    porém, devido à problemas familiares, preciso vendê-la.

    o site ainda está em construção.

    estou disposto a deixar a negociação até o final deste ano. após este prazo, de nada me adiantará o dinheiro e eu ficarei então com minha coleção.

    sei que não será uma tarefa fácil mas, se puder me ajudar com algumas dicas e informações (até mesmo divulgação do site, eu agradeceria muito!!!

    de qualquer forma, muito obrigado pela atenção e cordialidade!

    marcelo
    curitiba – pr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s