Wii – O Homebrew Channel

Saudações a todos!

Sabemos que uma das vantagens do Wii sobre seus concorrentes é a retro-compatibilidade com os diversos sistemas existentes. Pelo Wii Shop Channel é possível adquirir aquele joguinho de NES que tanto curtíamos ou conhecer alguns jogos de plataformas não muito famosas aqui no Brasil como no caso do Turbografix 16.

Vários jogadores saudosistas não se importam em gastar alguns dólares comprando Wii Points para torrar em jogos de Virtual Console ou mesmo WiiWare. O único problema é que nem todos os jogos que gostamos estão disponíveis. Ao mesmo tempo nem todas as plataformas…cadê meu Atari 2600?

A solução para essas limitações veio daqueles que gostariam de usar seu videogame preferido da forma que lhes conviesse e não queriam ficar dependendo dos lançamentos oficiais. É possível usar um videogame da forma tradicional ou implementar funçõs jamais concebidas oficialmente. Não sabemos o motivo pelo qual as fabricantes não embutem diversas funções que os gamers consideram importantes, mas o fato é que na realidade não precisamos das fabricantes para adicionar funcionalidades extras aos nossos aparelhos.

Muitos hackers mundo afora levam como desafio a construção de novos softwares capazes de extender a experiência com o videogame. Como exemplo dessas extensões temos os emuladores, jogos caseiros (homebrew), players de mp3, players de vídeo, etc.

Para o Wii já existem inúmeros emuladores e jogos que não são oferecidos pela Nintendo. São desenvolvedores que estudam a fundo a arquitetura do sistema em busca de falhas que os permitam executar seus códigos no aparelho que compraram e são donos.

Não muito recentemente, um bug no jogo The Legend of Zelda: Twilight Princess chamado depois de Twilight Hack , possibilitou que programas caseiros fossem executados no Wii. Com isso vários emuladores que já existiam para outras plataformas foram sendo portados para o pequeno branquinho enquanto novos programas foram sendo escritos.

O inconveniente era que para cada homebrew a ser instalado no Wii seria necessário efetuar um Twilight Hack. Aqui você confere o processo do hack em questão.

O Homebrew Channel possibilitou num só canal disposto na tela do Wii, centralizar toda uma gama de homebrews! Não é necessário executar o hack toda hora pois o Homebrew Channel se encarrega de tudo. Sem contar que ao sair novas versões, o Homebrew Channel se atualiza sozinho.

Agora que você já sabe o que é e para que serve, deve estar se perguntando: Mas eu tenho que destravar meu Wii para usar o Homebrew Channel?

A resposta é NÃO. Basta efetuar o Twilight Hack uma única vez para executar o programa de instalação do Homebrew Channel e pronto. Detalhes sobre o processo de instalação usando o hack podem ser encontrados facilmente pela internet e não serão detalhados neste artigo.

O uso é basicamente assim: O Homebrew Channel fica instalado no Wii da mesma forma que seu Canal de Notícias enquanto os Emuladores, roms, players, etc ficam gravados no SD Card para serem acessados.

Para quem possui Wii destravado, existe um arquivo no formato ISO (imagem de um DVD) que se encarrega de efetuar a instalação automaticamente.

O download e mais detalhes podem ser obtidos no site oficial do projeto: http://hbc.hackmii.com/

Alguns emuladores utilizam o Wiimote, outros Wiimote + Nuchuk, outros controle de Game Cube.

Cabe ressaltar que o Homebrew Channel pode ser removido a qualquer hora da mesma forma que se remove um canal oficial. No entanto, logs ficarão disponíveis no aparelho indicando que um jogo “não oficial” pode ter sido instalado. Até o momento nenhuma atualização oficial da Nintendo causou algum problema em Wiis que instalaram o Homebrew Channel. Use por sua conta e risco sempre respeitando os arquivos compatíveis com a região do seu aparelho e lendo os tutorias para evitar que seu Wii vire um peso de papel estiloso.

E agora, mais uma imagem deste maravilhoso canal em funcionamento! 🙂


Um grande abraço,

meujoystick!

Anúncios

10 comentários sobre “Wii – O Homebrew Channel

  1. Brother você é bem corajoso hein!! Eu não teria a coragem de instalar o HB Channel!! Morro de medo que a Nintendo um belo dia acorde e resolva Banir uma penca de Wiis da rede dela! Eu sou contra pirataria, mas baixar jogos que você encontra em larga escala emulados, não vejo problema.

  2. Concordo com o Fernando sou contra os preços abusivos tb de certo que se os jogos fossem mais baratos obviamente que as pessoas iriam preferir ter os originais.

    Além disso pirataria é quando uma pessoa pega em determinado software ou outra coisa de uma determinada companhia muda esse mesmo software (ou outra coisa) e poe os seus créditos na coisa sendo estes pertencentes a outros e tirando lucros dos mesmos. Agora quando se faz uma cópia de um jogo ou filme ou qualquer coisa chama-se reprodução não autorizada e não pirataria…

    E mais uma coisa, todo o mundo diz que é contra a pirataria, mas todo o mundo tem cd’s filmes gravados da tv, música no mp3 que saca, ténis que não são verdadeiros, por isso não me venham com a conversa de serem contra a pirataria, pois dela usufruem…

    cumprimentos,
    LiZzy =)

    1. Olá LiZzy.
      Concordo contigo quando você diz que na verdade, trata-se de cópia não autorizada. No entanto, quando você compra nos camelôs um jogo copiado, aí está acontecendo a pirataria pois como você mesmo disse, estão obtendo lucro as custas do esfoço dos outros.

      Baseado neste raciocínio, o fato de baixar músicas e ouví-las é um atrativo para comprar o CD original, comprar ingressos para os shows, consumir vários produtos que estejam associados com a marca da sua banda, etc, etc, etc Ou seja, não é só a música. Logo se você baixou um Cd inteiro do Iron Maiden mas pagou R$200,00 para assistir ao Show, acredito que o CD está muito bem pago, sacou?

      Só cuidado com o “todo mundo faz” pois as coisa não é bem assim. Eu mesmo baixo jogos mas nunca compro cópias. Sempre que gosto de um jogo procuro comprar o original, sem dúvidas.
      Aliás, eu falo sobre isto neste artigo aqui: https://meujoystick.wordpress.com/2009/06/06/porque-comprar-um-jogo-original/

      Grande abraço!

  3. Pirataria é TUDO!!!

    Não me venham com esse papo antipirataria de merda.
    Baixar da web ou comprar cd gravado é a mesma merda.
    É tudo pirataria e é ÓTIMO ASSIM MESMO.
    Vcs não sabem nada de direitos autorais e danos pecuniares e ainda ficam ai postando idiotices na web.
    Pirataria é LIFE STYLE, ou seja, muito mais do que simplesmente baixar ou comprar dvd ou coisas do tipo.
    É uma guerrilha contra o império capistalista selvagem.
    E todo mundo pratica. Quem fala que não é mentiroso.
    E pode continuar idiotamente comprando dvds de 200 paus manézada.

    1. Porque tanto ódio neste seu coraçãozinho… calma santa!

      Não tem como colocar no mesmo saco quem baixa um arquivo e um camelô vendendo jogo copiado.

      Baixando um vídeo, mp3 ou mesmo um jogo de Wii, não existe lei no Brasil que defina isto como um crime (embora exista projeto de lei).
      No entanto, se vc vender um jogo copiado, está cometendo um crime que pode dar cadeia.
      Não sou eu quem está dizendo isso… é a lei vigente.

      O artigo 184 do Código Penal Brasileiro:

      § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

      Existe um amplo debate sobre baixar arquivos pela internet e sobre o que é pirataria e o que não é. Até o Partido Pirata (legítimo) existe.
      Ao contrário do que você pensa, sei bastante sobre direitos autorais.
      Nem tudo que é digital é proibido de copiar. Dá uma lida no site abaixo, existem modalidades mais restritivas e outras mais liberais de cópia, reprodução, etc.

      http://www.creativecommons.org.br/

      “Se pirataria é crime, original é roubo!”
      Mas você acha que um jogo que custe 200 paus é para os manés???
      Nada disso, é pra quem pode pagar e não quer ter seu videogame banido da Live, é para quem legal colecionar, é para quem não quer ter trabalho de a cada atualização de software ficar perdendo noites lendo em forum porque o jogo X parou de funcionar… essas coisas…

      Dá uma olhada na CDUniverse, original a 35 reais, 60 reais (PS3 e Wii)!

      O que eu economizo de energia deixando o meu computador desligado, compro 1 jogo a cada 2 meses. Pra mim tá mais que bom!
      Mas vá lá eXperto do LIFE STYLE Dom Quixote contra o império capitalista selvagem! Saiba que apologia ao crime também dá cana!

      Incitação ao crime

      Art. 286 – Incitar, publicamente, a prática de crime:
      Pena – detenção, de três a seis meses, ou multa.

      É por aí… 🙂

      1. Olá meu caro Hermeneuta…..se vc for mesmo um hermeneuta hehe….

        tudos os artigos que vc mostrou é verdade…concordo… mas vc teve falha em querer argumentar sobre pirataria… vc pode estar economizando e conseguindo comprar os jogos e dou os meus parabéns para vc… ^^ realemnte nao eh qlqr um que possa estar comprando… mas a falha eh vc ter falado que é todo certinho e quem faz pirataria vai preso… Meu amigo, estamos em um pais que ocorre crimes de 121 ( matar alguem), 171 ( estelionato), crimes de falsidade ideológica e etc… vc acha que a polícia brasileira vai se preocupar em cuidar de crime de pirataria feita em casa? onde bilhoes de pessoas o fazem? Sem contar vários camelôs que sao os serviços informais que existe no mundo inteiro… Se o governo ou a policia se preocupasse com a pirataria… a 25 de março em sao paulo já estaria fechada com um bando de pessoas presas ;D
        AAh e tem outra : “Dá uma olhada na CDUniverse, original a 35 reais, 60 reais (PS3 e Wii)!”
        E vc acha que essa loja é 100% ?? ahahaha só acredita mesmo quem acredita em papai noel ^^, pq o jogo original custa 200 ou 186 reais…

        Abraços..

      2. Longe de mim ser o tal! rsrsrs
        O fato é que exitem alternativas. Ninguém é obrigado a partir para a cópia não autorizada. Mas aí entram valores morais e isto é uma coisa muito complicada de se discutir num microblog que fala de jogos… e muito mal atualizado por falta de tempo.

        Visite http://www.cduniverse.com ou http://www.estarland.com .
        Os jogos são originais, importados legalmente. A alfândega taxa o jogo por amostragem, ou seja, você paga o imposto. Não há nada de ilegal nisso.

        Realmente em um país onde assassinato, roubo, sequestro, tráfico de drogas, etc… permanece como um fantasma, o que representa no somatório comprar um DVD pirata no camelô não é mesmo? Pois então. Pra MIM, representa que eu estou contribuindo com um sistema que acaba alimentando uma rede de outros delitos (pequenos e grandes) e isso me torna conivente com a situação descrita no início do parágrafo.

        Mais uma vez, que fique claro, não condeno quem baixa um jogo ou músicas. Nunca condenei. Só penso que, se você gosta do artista em questão, porque não ter ao menos parte da sua obra original quando tiver condições?

        Também não disse que “sou certinho e quem faz pirataria vai preso”. Releia meus textos, eu baixava jogos mas não os vendia. Atualmente cheguei a conclusão de que vale mais a pena comprar do que baixar pois além de não ter tempo de jogar a quantidade de jogos que chegava, eu não explorava o suficiente em um jogo e já partia para outro. Sem contar que os preços de jogos originais estão valendo a pena para quem compra online.

        Existe o Steam para jogos de PC com jogos extremamente baratos por download. Mais barato até que um DVD pirata, mas as pessoas preferem ir no camelô.
        Ainda não acredita em mim que existem formas de comprar jogos baratos e bons pagando pouco? Então acesse este site e pague o que você quiser neste pacote de jogos… sim, o que você quiser…. http://www.wolfire.com/humble

        Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s