Um tributo ao ET do Atari 2600

ET foi responsabilizado pela quebra da Atari. Milhares de cartuchos foram jogados fora, literalmente enterrados por terem encalhado.

Será que o jogo era ruim mesmo ou as pessoas é que não estavam preparadas para um desafio mais complexo? Na minha opinião não estavam preparados. Existem vários jogos ruins, porém ET não é um deles. O problema foi gerar uma expectativa muito grande por causa do peso do nome Spielberg no título.et

Mas afinal qual é a onda do jogo ET?
Se você ainda não sabe, ET para Atari 2600 tem um final. Tá certo que não é lá “o final” mas para um jogo daquela época onde especulava-se que Enduro teria um fim e que o piloto sairia do carrinho (lenda)… O final de ET está de bom tamanho.

Primeiro de tudo. Eu peguei a manha jogando sem manual quando era criança, o que complica bastante pois demora muito para sacar a lógica do jogo. Por isso também não sei o nome que se dá a certos artefatos que aparecem no game. Depois de assimilado o que é preciso fazer e como, fica moleza terminar no modo fácil.

ET é basicamente um jogo de memória e agilidade. Talvez tenha sido por isso que não fez tanto sucesso pois a garotada da época só queria saber de mandar míssil (hoje FPSs!).

Quando o jogo inicia a nave deixa o ET no centro da tela.
Ao se deslocar pela tela, você observa que vários símbolos vão aparecendo na parte superior.
Esses símbolos são a chave do jogo.

Seus pontos aparecem na parte de baixo da tela e vão decrescendo a medida que o ET cai num buraco sem flutuar ou é capturado ou simplesmente anda demais e não chega ao fim do jogo.

Se você estiver andando, tanto faz a direção, pressionar o botão vai fazer o ET partir em disparada. Isso é bom para fugir de um cientista que te rouba pedaços do telefone que você tem que encontrar e te prende no laboratorio.

Supondo que vc esteja passando por uma tela e vê uma interrogação na área dos símbolos.
Neste momento, o jogador deve parar de se locomover e só então pressionar o botão. Isto fará com que se execute a ação que apareceu na área de símbolos, ou seja, você vai perguntar algo. Se aparecer uma seta e o jogador pressionar o botão, será tele-transportado para a tela que iria normalmente caso fosse andando naquela direção.

Como o objetivo é procurar por pedaços do telefone espalhados pelas telas, se o tal pedaço estiver na tela, quando o botão for pressionado sobre o símbolo de interrogação , um quadradinho vai piscar. O pedaço do telefone sempre estará dentro de um buraco. Para descer até lá é só direcionar o ET até a região escura da tela (que são buracos) e rapidamente quando ele estiver caindo, pressionar o botão até que o ET estique o pescoço para um pouso suave e sem perder pontos.

Eis os três pedaços que devem ser encontrados:

Até agora você já sabe procurar pelos pedaços do telefone do ET. Depois que você o completar juntando os três pedaços, ainda resta reviver a plantinha. Para isso, continue procurando tela por tela onde houver buracos. Lembre-se: Pressionar o botão enquanto vc está andando faz você correr muito, logo fica fácil cair num buraco qualquer e perder muito pontos. Para sair do buraco, pressione o botão fazendo o pescoço do ET esticar e precione para cima.

Quando encontrar a plantinha você precisa chegar perto dela e pressionar o botão uma vez para revivê-la.

Pronto. Você já juntou os pedaços do telefone (vai aparecer ET na tela) e reviveu a plantinha, e agora? Agora vem o pulo do gato.

O Ideal é ir memorizando em qual tela aparece cada símbolo. Em alguma das telas que vc for passando (elas se repetem) vai aparecer o símbolo .Se você já estiver com os dois objetivos anteriores cumpridos, pare no lugar onde o tal símbolo aparece e pressione o botão. Um tipo de relógio vai aparecer e o tempo vai passar rápido. Você terá que correr até o início do jogo, na tela onde sua nave pousou e procurar pelo símbolo . Pare sobre este símbolo e pressione o botão e aguarde. Ah, tem um detalhe, não pode ter nenhum humano na tela com você nesta hora.

Missão cumprida. Fácil né?!
Quero ver você fazer isto aos 9 anos!!!

Agora tente no nível mais difícil. Fica complicado demais escapar do cientista!
Pobre jogo incompreendido, saiba que eu te adoro!

Easter Eggs de ET

http://www.digitpress.com/eastereggs/26et.htm

Para facilitar ainda mais, scan do manual!!!

http://www.randomterrain.com/atari-2600-memories-et-manual.html

Um grande abraço,

meujoystick!

Os primeiros passos para colecionar videogames antigos!

Música eletrônica e animações 3D – DEMOS!

Mapa completo de Super Mario World!

Anúncios

6 comentários sobre “Um tributo ao ET do Atari 2600

  1. Muito legal esse tributo apesar de nunca ter jogado no Atari sou da época do Super Nitendo, Nitendinho e Mega Drive acho esses jogos antigo muito mais bem planejado , pensado do que os atuais.Muito legal lembra do antigos games.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s